segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Intolerância

Intolerância com ateus e agnósticos

Tereza Halliday // Artesã de Textos
terezahalliday@yahoo.com
Diário de PE 08/11/2010

Fizemos alguns progressos no respeito às diferenças - afrodescendentes, gays e lésbicas, portadores de deficiências físicas ganharam espaços protegidos por lei, mas não necessariamente espaço de tolerância nos corações. É preciso ensinar tolerância às crianças desde muito cedo para que esse espaço se alargue.

Um de meus filósofos favoritos, vendedor de coco, dizia: ´o que não aguentamos mesmo, doutora, é a diferença de opinião`. Queremos, narcisisticamente, que o outro seja como nós, principalmente no que pensa e exprime. Porque nos sentimos certos, queremos que o outro abrace a nossa fé e ponto de vista. Com isto, sentimo-nos fortalecidos e enaltecidos em nossa certeza compartilhada. É assim, dra. Janice?

Um dos mais renitentes redutos de intolerância é o preconceito contra ateus e agnósticos. Dá para aceitar que o vizinho frequente outra igreja - mesmo que a ´nossa` seja ´a melhor`. Mas, para muitos, continua repulsivo e inaceitável que alguém não acredite em Deus - como o ateu. Ou duvide da existência de um ser superior - como o agnóstico, para quem Deus é uma hipótese a ser confirmada ou não. Alguns deles, por seu turno, também desdenham da crença dos que têm fé. Crentes e descrentes se estranham por ignorância e falta de empatia.

Marqueteiro político está careca de saber que, não declarar uma religião ou, pior, expressar-se ateisticamente ou agnosticamente, é perder votos na certa.Há eleitores que toleram quase tudo num candidato a cargo público: ser ficha suja, trambiqueiro, usar sua religião para enganar os outros, ser desobediente aos Mandamentos da Lei de Deus e às leis humanas. Mas, se acreditar em Deus, tudo bem - está desculpado de agir como pilantra e salafrário. Já um sujeito de bem que ouse expressar seu ateísmo ou agnosticismo é olhado com desconfiança e repulsa e considerado indigno de voto.

Uma pessoa que crê profundamente em Deus e teve alguma formação religiosa deve ter certeza de que todos nascem com a centelha divina e que um ateupode se afastar de Deus, mas Deus não se afasta dele. Duro de aceitar, não é? Além disso, esse Criador no qual o intolerante de profunda fé acredita, deu-nos uma coisa chamada Livre Arbítrio, fundamento das leis humanas garantindo liberdade de crença e de opinião. Então para que tanta implicância com ateus e agnósticos? É tão insuportável assim que eles também sejam filhos de Deus como você e, portanto, seus irmãos?

Está faltando uma boa dose de ´espírito cristão` no trato com ateus e agnósticos. Muitos batizados são carentes de espírito cristão - a compassividade, a postura do não julgar. Um coração aberto deveria brotar naturalmente de um coração religioso.Todos os nascidos neste mundo recebemos a mesma dádiva dos dias e das noites e herdamos juntos nossoplaneta. É pelos intolerantes com as diferenças que precisamos rezar: ´Perdoai-lhes porque não sabem o que fazem`.

Nenhum comentário:

Postar um comentário